IPI zero: veja lista atualizada de carros que recebem descontos do governo
Em julho de 2025, o presidente Lula assinou o decreto que criou a modalidade Carro Sustentável dentro do programa Mover. A medida, que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros de entrada, vale até 31 de dezembro de 2026.
Desde então, marcas como a Fiat, Chevrolet, Hyundai, Renault e Volkswagen encaminharam ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) seus modelos elegíveis. Trata-se de veículos compactos e de entrada com alta eficiência energética-ambiental e fabricação nacional. Com a medida, houve a redução de preços desses veículos em até R$ 13 mil.
Hyundai HB20 Limited PlusFernando Pires/Quatro Rodas
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de 11 julho a 31 de dezembro de 2025 houve 247,4 mil emplacamentos de carros elegíveis no programa, o que representou um aumento de 15,6% nas vendas comparado com o mesmo período do ano anterior.
No varejo, ou seja, quando a venda ocorre para o consumidor, os carros do programa apresentaram uma alta de 51,5% – o número passou de 38,5 mil unidades para 58,3 mil unidades emplacadas no período, de 2024 e 2025, respectivamente.
Continua após a publicidade
Volkswagen Tera entra no programa
Na sexta-feira, 23, mais um automóvel entrou no programa, a versão de entrada do Volkswagen Tera, a 1.0 MPI. A Volks afirma que, desde quando o programa entrou em vigor, em julho passado, 45.206 unidades dos modelos elegíveis (Polo Track, Polo Robust e Polo TSI MT) foram comercializadas dentro da iniciativa.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
VW Tera MPI MT 2026Divulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade
Modelos e versões
Ao todo, nove veículos estão na lista de isentos de IPI do Carro Sustentável. Todos são equipados com motor 1.0 e câmbio manual. Veja abaixo:
• Chevrolet Onix (MT e MT Turbo);
• Chevrolet Onix Plus (MT e MT Turbo);
• Renault Kwid (Zen, Intense, Iconic e Outsider);
• Volkswagen Polo (Track e Robust);
• Volkswagen Tera 1.0 MPI;
• Hyundai HB20 (Comfort 1.0 MT e Limited 1.0 MT);
• Hyundai HB20S (Comfort 1.0 MT e Limited 1.0 MT);
• Fiat Mobi (Like e Trekking);
• Fiat Argo Drive 1.0.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas